domingo, 6 de novembro de 2011

Defesa da Meritocracia do Programa de Residência, Contra o Bônus Abusivo de 20%

O Governo Federal, de orientação de esquerda, instituiu bônus de 20% na prova de residência de quem for selecionado para participar por 2 anos em um projeto do governo denominado "Programa de Valorização da Atenção Básica".

Ocorre que, além do critério de seleção não ser claro, acreditamos que há formas mais valorosas de estímulos, como: condições de trabalho adequadas nas unidades de saúde e plano de carreira para os profissionais da saúde.

O bônus é abusivo e apenas perpetua o problema da falta do profissional capaz e comprometido com o PSF. O Médico da Família deve ser um clínico com uma grande abrangência de conhecimentos em várias áreas da Medicina, com uma boa formação em residência médica.

Vale lembrar que a negociação do programa foi feita sem a participação dos estudantes de Medicina. Um absurdo que a Chapa 4 repudia veementemente!

Protesto contra o bônus-residência 
Irão ferir a meritocracia do programa de residência, que é a melhor forma de especialização do médico no Brasil. Essa não é a primeira vez que esse governo de esquerda, do PT, age de maneira desastrosa na área médica, lembramos que o Ministério da Educação (MEC) extinguiu o credenciamento especial dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições não educacionais, atingindo com isso os cursos de especialização oferecidos pelos mais renomados hospitais do País.

Dessa vez, alegando tentar resolver o problema da falta de médicos na área de saúde pública, o Governo está interferindo nos programas de residência médica dos hospitais universitários. Isto fere o princípio da autonomia universitária, pois impõe aos hospitais mantidos por instituições de ensino superior critérios e obrigações que nada têm a ver com ensino, capacitação técnica e treinamento.

Hoje, o mérito e a competência técnica são fatores determinantes para a alta qualidade da formação dos profissionais em medicina no País. O que o governo esquerdista está fazendo nada tem a ver com mérito e desfigura o eficiente sistema de seleção das residências médicas. Estão instituindo uma concorrência desleal entre os candidatos e ferindo a seleção por mérito, uma vez que essa substantiva pontuação acrescida permite a seleção de candidatos, independentemente das qualificações médicas e profissionais requeridas pela prova de Residência Médica.

Protesto contra o bônus-residência 
Da mesma maneira como foram as cotas, o bônus de 20% é mais uma medida que só serve para tapar buraco. É uma solução a curto prazo para levar médicos a trabalharem no interior, entretanto não é efetiva para a resolução da atual precária situação da saúde pública nesses municípios

A Chapa 4 DCE Livre: O Estudante em 1º lugar! defende a meritocracia, a estruturação para uma atuação digna e de boas condições de trabalho nas unidades de saúde e plano de carreira para os profissionais da saúde. Por isso, somos contra o bônus abusivo de 20% que fará mal para os jovens médicos e para a população, pois só vai prejudicar a formação e intensificar a rotatividade de médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...