sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vitória do PSOL nas eleições para o DCE UFRGS 2011

Por Anderson Gonçalves*


clique na imagem para ampliar
Em uma votação recorde na UFRGS, a Chapa 1 - É Primavera (situação), controlada pelo MES (Movimento Esquerda Socialista), que dirige o PSOL gaúcho, venceu as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resultado da votação:
Chapa 1 - 1.802 votos
Chapa 2 - 1.738 votos
Chapa 3 - 558 votos
Chapa 4 - 103 votos
Chapa 5 - 1.084 votos

Total: 5.285 votos

Somados os votos das chapas 1 (PSOL - Situação) e 5 (PSOL e PSTU - rachas da atual gestão), foram 2.884 votos.

Porém, se somarmos os votos das chapas 2 e 4 (ambas de oposição, inscritas com mesmo nome: DCE LIVRE), temos 1.841 votos, ou seja, 39 votos a mais do que a chapa vitoriosa. 

Isso deixou claro o grave erro da divisão dos grupos de direita na UFRGS, principalmente pela intolerância da chapa 2, que se recusou a negociar a formação de uma chapa única para derrotar a esquerda, como já havíamos dito aqui em postagens anteriores.
Veja em:

A divisão da direita foi decisiva para a sua derrota, não só pelo número de votos somados, mas também por tantos alunos que deixaram de votar por haver duas chapas com mesmo nome e mesmas propostas se atacando durante toda a campanha. Além disso, mais uma vez, em vários cursos, notadamente naqueles em que a oposição tinha vantagem eleitoral, as urnas ficavam fechadas por muito tempo, até por falta de mesários. Se as chapas 2 e 4 estivessem juntas, poderiam ter aberto mais urnas e mantidas estas por mais tempo abertas.

Em resumo: o sectarismo e a intolerância dos membros da chapa 2, que excluiram o grupo que formou a achapa 4, foi o que definiu o resultado da eleição em favor da esquerda na UFRGS.

Resta agora à direita na UFRGS chorar a derrota e refletir sobre a irresponsabilidade infantil pela sua própria divisão política, que levou a mais um ano de domínio da esquerda no DCE e à ampliação do número de representantes discentes dos grupos de extrema-esquerda nos Conselhos de Deliberação da universidade, principalmente CONSUN, CEPE e CAMGRAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...