segunda-feira, 20 de agosto de 2012

1ª Convenção do DCE Livre 2012

Ale Morales (Pedagogia), Gabriel Marchesi (Estatística),
Garibaldi (Sociais), Régis Coimbra (Dança), Rodrigo Peçanha
(Economia), Pâm Reid (Enfermagem)

Na última sexta-feira, dia 17 de Agosto, foi realizada a 1ª Convenção do DCE Livre - O Estudante em 1ª lugar! onde se discutiu a formação do grupo, as metas e estratégias para as eleições para o DCE da UFRGS e Conselhos Superiores.

Também foi apresentado um resumo de todo trabalho realizado no último ano pelo grupo, que se destacou como a principal voz de oposição à atual Gestão "É Primavera" do DCE da UFRGS.

Abaixo, o texto lido durante a Convenção:

Prezados Colegas,

Esta é a primeira reunião da chapa DCE Livre. É importante, neste momento, fazer um levantamento de tudo que se passou desde as últimas eleições. Em 2011, retomamos o projeto da chapa DCE Livre, cuja concepção se deu nos idos anos de 2006, através do Movimento Estudantil Liberdade. Nas últimas eleições, formamos um grupo pequeno e, dada nossa índole apartidária, com limitados recursos financeiros, pois cada centavo investido na campanha veio de nosso próprio bolso.

Em 2011, confeccionamos 50 cartazes e 100 panfletos em A2, 1000 folders em A4. Além disso, buscamos divulgar nossas informações em nosso blog, que teve 2.006 acessos em Outubro e 2.221 acessos em Novembro, totalizando 4.227 acessos. Isto nos rendeu o apoio de muitos estudantes, que até então desconheciam o nosso grupo.

Um movimento se nomeia por sua característica dinâmica e, assim, buscamos trabalhar neste ano de 2012, fortalecendo nosso grupo, divulgando nossas propostas e angariando novos colaboradores.

Continuamos com nossa divulgação através do blog liberdadeufrgs, que até a manhã de hoje já contava com 25.844 acessos, além dele, a partir de janeiro deste ano, reativamos o blog movimentoestudantilliberdade, que sem nenhuma divulgação, exceto aquela oriunda de pesquisas no google por nosso grupo, teve 4.735 acesso. Em síntese, buscaram conhecer nosso grupo e nossas propostas 30.579 vezes.

Além do blog, este ano trabalhamos através das redes sociais. Nosso twitter tem 198 seguidores. Nosso perfil no facebook se relaciona com outros 521 perfis e nossa comunidade conta com 504 membros. Tudo isso somente este ano

Também desenvolvemos nossas relações com a imprensa. Tivemos diversas matérias publicadas no site do Jornalista Políbio Braga, fomos notícia na coluna do Jornalista Affonso Ritter e na coluna do Flavio Pereira, do Jornal O Sul, demos entrevistas para a Rádio Guaíba, para o Correio do Povo e para a Revista ADverso, da ADUFRGS-Sindical. Possuímos uma relação mais sólida com a Imprensa que qualquer outro grupo de oposição à atual Gestão do DCE da UFRGS.

Mas um movimento não se resume a divulgar idéias e a dar entrevistas. O mais importante é participar ativamente da vida estudantil de nossa Universidade. Assim, no início do ano, em fevereiro, quando lançado o Edital do Programa de Benefícios 2012 da SAE, tivemos a gratificante notícia de saber que nosso projeto para que os estudantes ingressos através da permanência também tivessem direito aos mesmos benefícios da SAE fora aprovado.

Em março, comemoramos 6 anos do Movimento Estudantil Liberdade, que hoje se consolida como principal grupo de oposição. Em abril, estivemos presentes no vigésimo quinto Fórum da Liberdade, onde pudemos entrar em contato com diversos estudantes da UFRGS e de outras Universidades que possuem os mesmos idéias que nós.

Em maio, fomos protagonistas na defesa dos interesses estudantis durante as eleições para a Reitoria, quando fizemos campanha pela volta do Suco nos RUs e pelo direito de fala nas formaturas.

Em junho, junto com os servidores técnico-administrativos, defendemos o Voto Nulo na campanha para Reitor e, neste mesmo mês, participamos da Assembléia-Geral dos Estudantes da UFRGS, onde manifestamos nosso repúdio contra esta greve que a todos prejudica e serve apenas aos interesses dos partidos políticos.Também participamos da Assembléia-Geral dos Estudantes de Pedagogia e integramos o Comando de Mobilização, com o objetivo de defender os interesses legítimos dos estudantes, através da busca pela qualidade e pela Excelência Acadêmica.

Em julho, em virtude do Comando de Mobilização ter se tornado um instrumento cujo único objetivo era a defesa, não dos estudantes, mas da greve, o abandonamos e denunciamos a suspensão das atividades dos RUs por parte dos grevistas, no entendimento de que sendo este um serviço essencial, não poderia ser interrompido, sobretudo em razão dos prejuízos que traria aos estudantes. Denunciamos também a agressão sofrida pelos conselheiros do CONSUN durante a primeira reunião que debateu a continuidade das cotas na Universidade.

No presente mês de agosto, o Relatório Final da Comissão encarregada de avaliar o programa de Ações Afirmativas da UFRGS mencionou que um projeto apresentado por nós foi uma das referências utilizadas na reavaliação da proposta, reforçando nossa inserção no processo de tomada de decisões da Universidade e demonstrando que não somos um grupo meramente reivindicativo, mas propositivo, que apresenta soluções para os problemas importantes da comunidade acadêmica.

Ainda, fomos convidados e nos fizemos presentes no Ato pela Implantação de um DCE da UNIASSELVI, onde nos solidarizamos com os estudantes daquela instituição em sua busca por uma entidade que busque trabalhar por seus direitos.

Assim, concluo que sim, estamos fortalecidos, maduros e somos reconhecidos, na UFRGS e até em outras Instituições de Ensino Superior, como um grupo sólido e coerente na busca por benefícios concretos para os estudantes. Por isso, este ano, vamos ganhar as eleições para o DCE da UFRGS.

Muito obrigado,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...