sábado, 25 de agosto de 2012

Pressão do DCE Livre garante reinício das aulas na UFRGS

No último dia 22 de Agosto, o CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS) debateu o calendário acadêmico para o 2º semestre do ano de 2012. O DCE Livre, grupo que sempre esteve na vanguarda da oposição à Greve, se fez presente na reunião, sendo representado por seu Presidente, Gabriel Afonso Marchesi Lopes, e por seu Vice-Presidente, Régis Antônio Coimbra.

Com 35 votos favoráveis, 9 contrários e duas abstenções, foi aprovada a proposta apresentada pela Pró-Reitoria da Graduação, que definiu o dia 27 de Agosto como a data de início do segundo semestre letivo.

A sessão foi marcada por intenso debate promovido por professores ligados à FACED (Faculdade de Educação) e por membros da atual Gestão do DCE da UFRGS “É Primavera”, que se posicionaram contra o início das aulas, tentando prolongar ao máximo a paralização que tanto tem prejudicado a comunidade acadêmica.

Ao fim da reunião, ficou decidido que a matrícula teria início às 0h do dia 23, iria até as 23h59min do dia 25 e que o resultado seria divulgado no dia 26, a partir das 12h.

Gabriel Marchesi e Régis Coimbra durante a reunião do
CEPE que aprovou o calendário acadêmico
Dessa forma, terminou a Greve que não trouxe absolutamente nenhum benefício para os estudantes da UFRGS e apenas prejudicou o calendário acadêmico, fazendo com que tenhamos que estudar em janeiro para repor os dias perdidos inutilmente.

Ainda, ficou claro o embuste e as mentiras propagadas pela atual Gestão “É Primavera”, que repetia religiosamente que o objetivo da greve era melhorar as condições de ensino, porém, como todos sabiam, bastou o Governo oferecer um aumento salarial para que docentes e técnico-administrativos abandonassem a greve, sem que houvesse qualquer proposta de melhoria na infra-estrutura das universidades.

Cabe lembrar que o DCE Livre, desde o início, participou ativamente das atividades relacionadas à Greve, buscando resguardar os interesses dos estudantes. Estivemos presentes na Assembléia Geral dos Estudantes do dia 11 de junho, onde nos manifestamos CONTRA a Greve. Fomos o único grupo de oposição a integrar o Comando de Mobilização, onde trabalhamos para que o foco fosse as demandas dos estudantes, e de onde nos retiramos após perceber que aquele órgão, controlado pela atual Gestão "É Primavera", servia apenas para fomentar a greve em consonância com os ditames de partidos políticos radicais.

A pressão junto aos conselheiros do CEPE e o trabalho desenvolvido pelo DCE Livre - Movimento Estudantil Liberdade - foi fundamental para aprovação da proposta da Pró-Reitoria de Graduação e subseqüente retomada das atividades na Universidade.

Enfim, parabenizamos os conselheiros do CEPE pela acertada decisão de aprovar o Calendário Acadêmico e desejamos um ótimo semestre para todos os estudantes da UFRGS.

Clique aqui para visualizar o Calendário Acadêmico de 2012/2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...